GUT Network lança braço de consultoria estratégica para competir com consultorias tradicionais • B9


A GUT Network anunciou o lançamento da GUT Consulting, nova unidade de consultoria estratégica que será liderada por Javier Quintero, CSO da GUT Buenos Aires, com Mercedes Barusso, Group Strategy Director da GUT São Paulo, à frente do projeto no Brasil. A operação começará na América Latina e será expandida para todos os escritórios da rede.

Por que importa: O movimento representa mais uma agência criativa tentando competir no território das consultorias estratégicas, apostando em um modelo que promete combinar “pensamento ousado com soluções práticas” em um mercado cada vez mais disputado.

A estratégia da GUT

Segundo a empresa, a GUT Consulting tem como objetivo “ajudar marcas a entenderem seus incômodos, mesmo quando ainda não se sabe exatamente qual é o problema e logo, o briefing”. A nova vertical utilizará o que a empresa chama de “modelo Inside Out” para gerar soluções estratégicas.

“A criatividade sempre foi o nosso diferencial. Mas entendemos que as empresas precisam de insights estratégicos acionáveis muito antes de qualquer ideia, produto ou serviço nascer”, explica Javier Quintero, que liderará a operação.

O lançamento segue o sucesso da GUT Design, lançada em 2024, indicando uma estratégia de diversificação de serviços da rede criativa.

Expansão global planejada

Embora a prática tenha início em Buenos Aires e São Paulo, a empresa planeja expandir para todos os escritórios da rede: Miami, Toronto, Cidade do México, Los Angeles, Amsterdã, Madri, Nova York e Singapura, segundo comunicado.

A liderança regional incluirá Natalia Noya, Chief Growth Officer de Buenos Aires, com apoio global de Fernando Ribeiro, CSO Global, e Christian Pierre, CIO Global da GUT.

Contexto de transformação do mercado

O movimento da GUT acontece em um cenário onde agências tradicionais buscam novas fontes de receita diante da pressão sobre margens de lucro. Pesquisa recente mostra que a margem de lucro líquido das agências brasileiras caiu de 14,6% para 5,66% entre 2010 e 2023.

Paralelamente, consultorias como Accenture, Deloitte e McKinsey expandiram suas operações criativas, criando competição em ambas as direções: agências entrando em consultoria e consultorias entrando em criatividade.

“Não buscamos apenas fornecer respostas – nosso objetivo é oferecer novas formas de pensar e agir, transformando cada desafio em uma oportunidade tangível de crescimento”, comenta Fernando Ribeiro, CSO Global da empresa.

Desafios do modelo híbrido

O lançamento da GUT Consulting levanta questões similares às enfrentadas por outras operações híbridas: como manter a agilidade e cultura criativa de uma agência dentro de uma estrutura de consultoria estratégica, que tradicionalmente demanda processos mais estruturados e prazos mais longos.

“Na GUT, somos conhecidos por nossa abordagem ousada e capacidade de criar ideias que transcendem a cultura. Com a GUT Consulting, estamos levando essa criatividade ainda mais longe”, afirma Andrea Diquez, Global CEO da GUT.

A efetividade do modelo será testada conforme a empresa expandir a operação globalmente e competir diretamente com consultorias estabelecidas que já possuem décadas de experiência em transformação de negócios.





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